APLICAÇÕES OU OPERAÇÕES DE RENDA VARIÁVEL
Mercados Agrícolas
MILHO
O MILHO é planta ou erva alta, da família das gramíneas (Zea mays), originária da América do Sul, cultivada por causa dos seus grãos nutritivos, que se dispõem em grossas espigas. A planta apresenta flores de sexos separados, porém sobre o mesmo indivíduo, o que a caracteriza como monóica, tendo as espigas femininas estigmas tão longos que lembram fios de cabelo. Sinônimos: abati, auati e avati. Fonte: Dicionário Aurélio. O MILHO é utilizado tanto para alimentação humana quanto animal. Dele se extrai óleo comestível, amido (maizena) e farinha (fubá). Os grãos e resíduos são utilizados na alimentação animal.
Mercado de Milho
Milho em grão a granel, amarelo, de odor e aspectos normais, em bom estado de conservação, livre de mofo, de fermentação e de sementes de mamona ou de quaisquer outras sementes prejudiciais, duro ou semiduro, da última safra e de produção brasileira, em condições adequadas de comercialização e próprio para consumo animal; com (a) até 14% de umidade; (b) máximo de 1% de impurezas na peneira de 3mm; (c) máximo de 6% de grãos ardidos, mofados, brotados ou chochos; (d) máximo de 6% de grãos quebrados ou partidos. O somatório dos percentuais relativos aos itens (b), (c) e (d) não poderão ultrapassar 10%. Serão observados os conceitos de classificação definidos nas "disposições gerais" da Portaria 845, de 8 de novembro de 1976, do Ministério da Agricultura, e na Portaria Complementar 11, de 12 de abril de 1996.
Cotação: Reais por 60 quilos líquidos, com duas casas decimais.
Variação mínima de apregoação: R$0,01 (um centavo de real) por 60 quilos líquidos.
Oscilação máxima diária: O limite de oscilação será fixado pela BM&F, por meio de Ofício Circular. A BM&F poderá, a qualquer momento, alterar os limites de oscilação, bem como sua aplicação aos diversos vencimentos.
Unidade de negociação: 450 unidades de 60 quilos líquidos cada, correspondentes a 27 toneladas métricas de milho em grão a granel.
Meses de vencimento: Janeiro, março, maio, julho, setembro e novembro.
Número de vencimentos em aberto: No mínimo sete, conforme autorização da Bolsa.
Data de vencimento e último dia de negociação: Sétimo dia útil anterior ao último dia útil do mês de vencimento. Nesse dia, não se admitirão abertura de novas posições vendidas nem operações day trade.