início > cursos Ano XX - 18 de junho de 2019



QR - Mobile Link
Mercados Agrícolas - ALGODÃO

APLICAÇÕES OU OPERAÇÕES DE RENDA VARIÁVEL

Mercados Agrícolas

ALGODÃO

O algodão é conjunto de compridos pêlos alvos e entrelaçados, macios, que revestem a superfície das sementes do algodoeiro. Aparecem em outras malváceas e em plantas de variadas famílias, onde podem receber nomes especiais, como paina, por exemplo. Algodão em rama é o Algodão sem preparação. Algodão hidrófilo é o Algodão perfeitamente dessecado e desinfetado, para uso em farmácia e medicina. Algodão mercerizado é o Algodão que foi tratado por hidróxido de sódio com o fim de aumentar-lhe o brilho e a capacidade de ser tingido, para ser utilizado especialmente na tecelagem pelas indústrias de tecidos. Fonte: Dicionário Aurélio.

O algodoeiro não é somente uma planta fibrosa e oleaginosa mas também, produtora de proteína de qualidade, podendo funcionar como suplemento protéico na alimentação animal e humana, quando dele estiver ausente a substância tóxica conhecida como gossipol. Logo após a separação da fibra, seu principal produto, é também extraído em escala de importância o óleo comestível. No processamento de extração do óleo obtém-se os subprodutos primários, que são: o línter, a casca e a amêndoa; os secundários, farinha integral, óleo bruto, torta e farelo; os terciários, óleo refinado, borra, farinha desengordurada. Fonte: Embrapa.

Mercado de Algodão


Mercado Futuro de Algodão

Objeto de negociação: Algodão em pluma, embalado em fardos, base tipo middling, conforme padrão universal do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), com comprimento de fibra único de, no mínimo, 1 3/32 polegada, certificado em sistema HVI pela Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F), para entrega no município de São Paulo (SP), Brasil.

Cotação: Centavos de dólar dos Estados Unidos da América por libra-peso, com duas casas decimais.

Variação mínima de apregoação: US$ 0,0001 (um centésimo de centavo de dólar dos Estados Unidos) por libra-peso.

Oscilação máxima diária: O limite de oscilação será fixado pela BM&F, por meio de ofício circular.

Unidade de negociação: 12,5 toneladas métricas, equivalentes a 27.557,50 libras-peso.

Meses de vencimento: Março, maio, julho, outubro e dezembro.

Data de vencimento e último dia de negociação: Décimo dia útil anterior ao primeiro dia do mês de vencimento. Neste dia, não se admitirão aberturas de novas posições vendidas nem operações Day-Trade.

Recebimento do valor de liquidação pelo vendedor: 5º dia útil subseqüente à data de alocação do Aviso de Entrega.


Opções de Mercado Futuro de Algodão

Objeto da opção: O Contrato Futuro de Algodão negociado na BM&F, com vencimento no mês posterior ao mês de vencimento da opção.

Cotação: Prêmio da opção, expresso em centavos de dólar dos Estados Unidos da América por libra-peso, com duas casas decimais.

Variação mínima de apregoação: US$0,0001 (um centésimo de centavo de dólar dos Estados Unidos da América) por libra-peso.

Unidade de negociação: Cada opção refere-se a um Contrato Futuro de Algodão, cujo lote-padrão é de 12,5 toneladas métricas.

Preços de exercício: Os preços de exercício serão estabelecidos e divulgados pela BM&F, expressos em centavos de dólar dos Estados Unidos da América por libra-peso.

Meses de vencimento: Fevereiro, abril, junho, setembro e novembro.

Data de vencimento e último dia de negociação: Segunda sexta-feira do mês de vencimento ou, caso nesse dia não haja pregão na BM&F, o dia útil subseqüente. Nesse dia, não se admitirão abertura de novas posições nem operações day trade.


(...)

Quer ver mais! Assine o Cosif Eletrônico.