início > cursos Ano XX - 19 de agosto de 2019



QR - Mobile Link
Mercados Agrícolas - ÁLCOOL DE CANA-DE-AÇÚCAR

APLICAÇÕES OU OPERAÇÕES DE RENDA VARIÁVEL

Mercados Agrícolas

ÁLCOOL DE CANA-DE-AÇÚCAR

Álcool é o composto orgânico que contém hidroxila ligada diretamente a átomo de carbono saturado. É líquido incolor, volátil, com cheiro e sabor característicos, obtido por fermentação de substâncias açucaradas ou amiláceas, ou mediante processos sintéticos, utilizado com larga faixa de propósitos; etanol, álcool etílico. Fonte: Dicionário Aurélio.

Álcool anidro é o Etanol a que se retirou, praticamente, toda a água, e que pode ser misturado à gasolina para uso como combustível. Fonte: Dicionário Aurélio. A mistura visa aumentar a octanagem da gasolina em substituição à substâncias químicas derivadas do chumbo, que é altamente tóxico e poluente.

A Cana-de-açúcar é planta da família das gramíneas (Saccharum officinarum), que pode atingir vários metros de altura. É originária da Ásia Meridional, sendo cultivada em todo o Brasil para obtenção de açúcar e fabricação de aguardente. Os colmos são espessos e repletos de suco açucarado, e as flores, mínimas, congregam-se em enormes pendões terminais, de coloração cinzento-prateada. Fonte: Dicionário Aurélio.

Mercado de Álcool


Mercado Futuro de Álcool Anidro Carburante

Cotação: Reais por metro cúbico (1.000 litros), com duas casas decimais, livres de quaisquer encargos, tributários ou não-tributários.

Variação mínima de apregoação: R$0,20 (vinte centavos de real) por metro cúbico.

Unidade de negociação: 30 metros cúbicos (30.000 litros) a 20° C (Celsius).

Meses de vencimento: Todos os meses.

Número de vencimentos em aberto: No mínimo sete, conforme autorização da Bolsa.

Data de vencimento e último dia de negociação: Sexto dia útil do mês de vencimento do contrato. Nesse dia, não se admitirão abertura de novas posições vendidas nem operações day trade.

Day trade: São admitidas operações day trade (compra e venda, no mesmo dia, da mesma quantidade de contratos para o mesmo vencimento), que se liquidarão automaticamente, desde que realizadas em nome do mesmo cliente (ou Operador Especial), intermediadas pela mesma Corretora de Mercadorias e registradas pelo mesmo Membro de Compensação. A liquidação financeira dessas operações se fará no dia útil subseqüente.

Ajuste diário: As posições em aberto ao final de cada pregão serão ajustadas com base no preço de ajuste do dia, estabelecido no call de fechamento, conforme regras da Bolsa, com liquidação financeira no dia útil subseqüente.

Liquidação financeira no vencimento - O pagamento pelo cliente-comprador, relativo à entrega da mercadoria, deverá ser realizado no terceiro dia útil da data de alocação do Aviso de Entrega, inclusive. O repasse ao cliente-vendedor do valor correspondente ao lote retirado será efetivado dois dias úteis depois de sua comprovação, por meio de documento fiscal emitido pelo estabelecimento depositário em favor do cliente-comprador indicado pela BM&F, observado o disposto no subitem (c) do item 2 do Anexo III do contrato. Tanto o pagamento pelo cliente-comprador quanto o recebimento pelo cliente-vendedor observarão, no que couber, o disposto no item 19 do contrato.

Hedgers: Unidades produtoras, cooperativas de produtores e distribuidoras de combustíveis, importadores, exportadores e indústrias de insumos.

Ativos aceitos como margem: Para residentes, dinheiro, ouro, cotas do Fundo dos Intermediários Financeiros (FIF) e, mediante autorização prévia da Bolsa, títulos públicos federais, títulos privados, cartas de fiança, ações e cotas de fundos fechados de investimento em ações. Para não-residentes, dólares dos Estados Unidos e, mediante autorização prévia da BM&F, títulos do governo dos Estados Unidos (T-Bonds, T-Notes e T-Bills).


Opções de Mercado Futuro de Álcool Anidro Carburante

Objeto da Opção: O Contrato Futuro de Álcool Anidro Carburante negociado na BM&F, com vencimento no mês posterior ao mês de vencimento da opção.

Cotação: Prêmio da opção, expresso em reais por metro cúbico, com duas casas decimais.

Unidade de Negociação: Cada opção refere-se a um Contrato Futuro de Álcool Anidro Carburante, cujo lote-padrão é de 30 metros cúbicos.

Meses de Vencimento: Todos os meses.

Número de vencimentos em aberto: No mínimo sete, conforme autorização da Bolsa.

Data de Vencimento e Último Dia de Negociação: Primeiro dia útil do mês de vencimento das opções. Nesse dia, não se admitirão abertura de novas posições nem operações day trade.

Day trade: São admitidas operações day trade (compra e venda, no mesmo dia, da mesma quantidade de contratos para o mesmo vencimento e de mesmo preço de exercício), que se liquidarão automaticamente, desde que realizadas em nome do mesmo cliente, por intermédio da mesma Corretora associada e sob a responsabilidade do mesmo Membro de Compensação ou realizadas pelo mesmo Operador Especial sob a responsabilidade do mesmo Membro de Compensação.

Tipo da opção: A opção é do tipo americano, isto é, poderá ser exercida pelo titular a partir do primeiro dia útil seguinte à data de abertura da posição, até a data de vencimento.

Ativos aceitos como margem: Para residentes, dinheiro, ouro, cotas do Fundo dos Intermediários Financeiros (FIF) e, mediante autorização prévia da Bolsa, títulos públicos federais, títulos privados, carta de fiança, ações e cotas de fundos fechados de investimento em ações. Para não-residentes, dólares dos Estados Unidos e, mediante autorização prévia da BM&F, títulos do governo dos Estados Unidos (T-Bonds, T-Notes e T-Bills).


(...)

Quer ver mais! Assine o Cosif Eletrônico.