Ano XXVI - 23 de novembro de 2024

QR Code - Mobile Link
início   |   contabilidade

CONTABILIDADE FINANCEIRA - Introdução


CONTABILIDADE FINANCEIRA

GESTÃO OU ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA = DIRETOR TESOUREIRO

GERENCIAMENTO DO FLUXO DE CAIXA = ESCRITURAÇÃO DO LIVRO CAIXA

INTRODUÇÃO (Revisado em 21-10-2024)

Toda contabilidade é financeira. Por isso podemos dizer que não existe especificamente contabilidade com essa denominação. Os economistas, principalmente no Banco Central do Brasil chamam as Demonstrações Contábeis pela alcunha de Demonstrações Financeiras. Em inglês: "Financial Statements". Porém, o CFC - Conselho Federal de Contabilidade usa oficialmente o termo Demonstrações Contábeis.

Os chefes do Departamento de Normas do Banco Central do Brasil, contrariando os antigos AUDITORES, contratados por concurso público, usam na composição do Ativo os grupamentos: Ativo Realizável e Realizável a Longo Prazo. Verdadeira HERESIA. Observe que as disponibilidades em dinheiro (no caixa = com o tesoureiro) são tidas como REALIZÁVEIS.

Oficialmente, o CFC adota outra nomenclatura: Ativo Circulante e Ativo Não Circulante. Em inglês, são Ativos Correntes (Current Assets). Disponibilidade = Cash = Valores em Dinheiro = saldos bancários = títulos negociável, operações compromissadas (Day-Trade).

Entretanto, os Chefes do Departamento de Normas que se sucedem, no BACEN, não sabem disso.

A contabilidade financeira assim como as chamadas de contabilidade fiscal e tributária, gerencial, societária e ainda a contabilidade de custos, estão contidas na Contabilidade Geral e em suas ramificações de conformidade com a característica predominante do objeto social de cada entidade jurídica.

Como exemplo dessas ramificações, podemos citar a Contabilidade Comercial ou Mercantil, a Contabilidade Bancária e de Seguros, a Contabilidade de Transportes, assim como as contabilidades específicas a todos os demais tipos de Entidades Com ou Sem Fins Lucrativos divergentes das citadas.

Essa denominação de contabilidade financeira é usada apenas para definir o que será estudado nessa ramificação ou especialização em contabilidade. Ou seja, através dela são estudadas as formas de se controlar o fluxo de caixa que envolve as disponibilidades em moedas correntes (nacionais e estrangeiras), as contas a receber e a pagar (subsidiariamente pode incluir a rotatividade dos estoques versus previsão de vendas), os investimentos do capital de giro em títulos e valores mobiliários e as formas de captação de recursos financeiros para suprir o fluxo negativo de caixa (falta de dinheiro em caixa).

Vejamos as explicações do que se entende por Contabilidade Financeira.



(...)

Quer ver mais? Assine o Cosif Digital!



 




Megale Mídia Interativa Ltda. CNPJ 02.184.104/0001-29.
©1999-2024 Cosif-e Digital. Todos os direitos reservados.