início > contabilidade Ano XX - 22 de abril de 2019



QR - Mobile Link
CONTABILIDADE FINANCEIRA

CONTABILIDADE FINANCEIRA

GESTÃO FINANCEIRA = GERENCIAMENTO FINANCEIRO

INTRODUÇÃO (Revisado em 30-10-2018)

Toda contabilidade é financeira. Por isso podemos dizer que não existe especificamente contabilidade com essa denominação.

A contabilidade financeira assim como as chamadas de contabilidade fiscal e tributária, gerencial, societária e ainda a contabilidade de custos, estão contidas na Contabilidade Geral e em suas ramificações de conformidade com a característica predominante do objeto social de cada entidade.

Como exemplo dessas ramificações, podemos citar a Contabilidade Comercial ou Mercantil, a Contabilidade Bancária e de Seguros, a Contabilidade de Transportes, assim como as contabilidades específicas a todos os demais tipos de Entidades Com ou Sem Fins Lucrativos divergentes das citadas.

Essa denominação de contabilidade financeira é usada apenas para definir o que será estudado nessa ramificação ou especialização em contabilidade. Ou seja, através dela são estudadas as formas de se controlar o fluxo de caixa que envolve as disponibilidades em moedas correntes (nacionais e estrangeiras), as contas a receber e a pagar (pode incluir a rotatividade dos estoques - previsão de vendas), os investimentos do capital de giro em títulos e valores mobiliários e as formas de captação de recursos financeiros para suprir o fluxo negativo de caixa (falta de dinheiro em caixa).

Vejamos as explicações do que se entende por Contabilidade Financeira


(...)

Quer ver mais! Assine o Cosif Eletrônico.