início > legislação Ano XX - 22 de agosto de 2019



QR - Mobile Link
CARTA-CIRCULAR BCB 2.847/1999

CARTA-CIRCULAR BCB 2.847/1999

Dispõe sobre o intercambio de informações entre o Banco Central do Brasil e as Instituições Financeiras (e outras), de modo seguro via Internet.

(Revisada em 17-04-2019)

Comunicamos a disponibilidade do aplicativo PSTAW10 cuja função principal e a de permitir intercambio de informações (arquivos magnéticos) entre o Banco Central do Brasil e as Instituições Financeiras (e outras), de forma padronizada e segura, através da cifragem de dados, utilizando a Internet.

2. Para fazer uso do PSTAW10, o operador devera estar credenciado no Sisbacen e cadastrado na transação PSTA300, de forma a assegurar que somente operadores autorizados pela própria instituição possam transmitir arquivos em seu nome.

3. Os arquivos serão sempre transmitidos na modalidade compactada com cifragem de maneira que a sua leitura somente seja possível nas instalações do Banco Central, em Brasília.

4. O PSTAW10 se destina somente a transferência de arquivos. A preparação destes e tarefa de responsabilidade das Instituições e/ou de outros aplicativos específicos distribuídos pelo Banco Central.

5. Este aplicativo visa ser o único veiculo para troca de arquivos, de forma segura, via Internet. Esta primeira versão contempla os documentos n. 3010 (Central de Risco) e n. 2010 (Consorcio).Alternativamente, e ate 30.06.1999, poderá ser utilizado o aplicativo PDEVW10 para transferência do documento n. 3010.

6. Novos documentos a serem processados utilizando o PSTAW10 serão oportunamente divulgados através do Sisbacen e da pagina do Banco Central na Internet (www.bcb.gov.br).
7. Informações adicionais constam do Anexo I.

Brasília, 13 de abril de 1999.
DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA
Roberto Ozu - Chefe

A N E X O I

1. Seguem informações técnicas relativas ao aplicativo :

a. E compatível com os ambientes Windows 95, 98 e Windows NT 4.0 (Server ou Workstation).

b. Caso seja utilizado em ambiente Windows NT, o usuario que fizer a instalação devera ter os poderes para alterar a "registry" do microcomputador.

c. Para cifragem, envio ou recepção será exigida a identificação do operador e a respectiva senha do Sisbacen. Qualquer inconsistência verificada nessas informações inviabilizara a comunicação com o Banco Central.

d. Quando da cifragem, e feita também uma validação do arquivo/documento de entrada, conferindo-se o tamanho dos registros e outros dados relevantes para a identificação do documento enviado.

e. A atualização da tabela de documentos e/ou do aplicativo poderá ser feita automaticamente quando o operador solicitar conexão com o Banco Central.

f. Para desinstalar o aplicativo (eliminar do microcomputador) devera ser usado o método próprio do ambiente Windows - a rotina "Meu Computador-Painel de Controle - Adicionar/Remover Programas". Antes da desinstalarão, devera ser acionado o processo "elimina arquivos/relações" no menu "opções" do PSTAW10, para a remoção dos arquivos eventualmente criados apos a instalação.

g. As instruções para utilização do aplicativo encontram-se no arquivo Leia me .txt, distribuído junto com o aplicativo.


(...)

Quer ver mais! Assine o Cosif Eletrônico.