AUDITORIA ANALÍTICA EM FACE DA AUDITORIA INDEPENDENTE
TÉCNICAS DE AUDITORIA ANALÍTICA UTILIZADAS NO BRASIL - UM ESTUDO DE CASOS
CAPÍTULO 3 - METODOLOGIA DA PESQUISA
3.11 - LIMITAÇÕES DA PESQUISA
Conforme já foi mencionado no item 3.6, teria sido impraticável que o universo da pesquisa abrangesse todas as empresas de auditoria independente existentes no País, devido à vasta dimensão territorial. Assim, por limitações de ordem temporal e financeira, optou-se pela cidade do Rio de Janeiro, por agregar um número expressivo de empresas dessa natureza e apresentar a conveniência de ser o local temporário de residência do pesquisador.
Tendo em vista tratar-se o trabalho de um estudo exploratório, foi escolhida a metodologia sugerida pela literatura sobre métodos científicos em pesquisa social. O método empregado nesta pesquisa limita os resultados obtidos ao número de empresas pesquisadas, não devendo serem considerados além dessa fronteira.
É necessário evidenciar a total ausência de estudos sistemáticos sobre o assunto no Brasil, o que sem dúvida restringe este estudo devido ao seu caráter pioneiro. Por esta razão, não se pode garantir que as observações feitas pelo pesquisador alcancem todos os pontos relevantes requeridos por estudos desta natureza.