início > contabilidade Ano XX - 25 de agosto de 2019



QR - Mobile Link
METODOLOGIA DA PESQUISA - DEFINIÇÃO DAS PERGUNTAS DA PESQUISA

AUDITORIA ANALÍTICA EM FACE DA AUDITORIA INDEPENDENTE

TÉCNICAS DE AUDITORIA ANALÍTICA UTILIZADAS NO BRASIL - UM ESTUDO DE CASOS

CAPÍTULO 3  - METODOLOGIA DA PESQUISA

3.2 - DEFINIÇÃO DAS PERGUNTAS DA PESQUISA

Especificamente, esta pesquisa busca respostas às seguintes questões básicas:

  1. Será que as firmas de auditoria independente, que atuam no Brasil, utilizam as técnicas de auditoria analítica para documentar e analisar o sistema contábil e respectivos controles internos da empresa auditada de forma que possam avaliar a sua eficiência e eficácia?
  2. Será que do uso das técnicas de auditoria analítica podem ser obtidas as evidências suficientes e necessárias ao planejamento de outros procedimentos de auditoria das demonstrações contábeis, em sua natureza, época e extensão adequadas?
  3. Quais os principais problemas encontrados na utilização dessas técnicas?
  4. No caso de as firmas se utilizarem das técnicas de auditoria analítica, existe diferença no uso pelo fato de serem elas de origem estrangeira ou nacional?

Através das respostas a estas questões, pretende-se verificar as atuais práticas das técnicas de auditoria analítica utilizadas pelas firmas de auditoria independente e, a partir daí, procurar traçar um quadro comparativo com os procedimentos sugeridos pela literatura. Além disso, verificar-se-ão as principais vantagens e problemáticas decorrentes da aplicação dessas técn.icas pelas firmas de auditoria, determinando-se eventuais diferenças quanto ao grau de sofisticação das técnicas de auditoria analítica utilizadas por empresas de auditoria de origem estrangeira em relação às firmas de origem nacional.


(...)

Quer ver mais! Assine o Cosif Eletrônico.