Ano XXVI - 18 de abril de 2025

QR Code - Mobile Link
início   |   contabilidade

NBC-TDS-02 - APÊNDICE D - 45 - Tecnologia Eólica e Desenvolvedores de Projetos



NBC - NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE

NBC-TDS - NORMAS TÉCNICAS DE DIVULGAÇÃO DE SUSTENTABILIDADE

NBC-TDS-02 - REQUISITOS GERAIS PARA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES FINANCEIRAS RELACIONADAS À SUSTENTABILIDADE

APÊNDICE D - ORIENTAÇÃO SOBRE DIVULGAÇÕES RELACIONADAS AO CLIMA

GUIA DE IMPLEMENTAÇÃO DA NBC TDS 02 POR SETOR ECONÔMICO

Volume 45 - Tecnologia Eólica e Desenvolvedores de Projetos

DESCRIÇÃO DO SETOR

As entidades de Tecnologia Eólica e Desenvolvedores de Projetos fabricam turbinas eólicas, pás, torres e outros componentes de sistemas de energia eólica. Entidades que desenvolvem, constroem e gerenciam projetos de energia eólica também estão incluídas no escopo desse setor. Os fabricantes também podem oferecer serviços de manutenção e suporte pós-venda. As turbinas podem ser instaladas onshore ou offshore, o que pode criar diferenças na capacidade de geração eólica e desafios de desenvolvimento de projetos para cada tipo de instalação. A maioria das principais entidades de tecnologia eólica opera globalmente.

TÓPICOS E MÉTRICAS DE DIVULGAÇÃO DE SUSTENTABILIDADE

TABELA 1. TÓPICOS E MÉTRICAS DE DIVULGAÇÃO DE SUSTENTABILIDADE

TÓPICO => MÉTRICA => CATEGORIA => UNIDADE DE MEDIDA => CÓDIGO

  1. Eficiência de Materiais
    1. Cinco principais materiais consumidos, por peso => Quantitativo => Toneladas métricas (t) => RR-WT-440b.1
    2. Massa média do topo por capacidade da turbina, por classe de turbina eólica => Quantitativo => Toneladas métricas por megawatts (t/MW) => RR-WT-440b.2
    3. Descrição da abordagem para otimizar a eficiência dos materiais do projeto de turbinas eólicas => Discussão e Análise => n/a => RR-WT-440b.3

TABELA 2. MÉTRICAS DE ATIVIDADE

MÉTRICA DE ATIVIDADE => CATEGORIA => UNIDADE DE MEDIDA => CÓDIGO

  1. Número de turbinas eólicas entregues, por classe de turbina eólica (76) => Quantitativo => Número => RR-WT-000.A
  2. Capacidade agregada de turbinas eólicas entregues, por classe de turbina eólica (77) => Quantitativo => Megawatts (MW) => RR-WT-000.B
  3. Quantidade de backlog de turbinas (78) => Quantitativo => Moeda de apresentação => RR-WT-000.C
  4. Capacidade agregada do backlog de turbinas (79) => Quantitativo => Megawatts (MW) => RR-WT-000.D

(76) Nota ao RR-WT-000.A – A classe de turbina eólica é definida pela IEC 61400-1, Edição 3.0 - Requisitos de projeto da Comissão Eletrotécnica Internacional. A classe de turbina eólica será determinada pela classificação da turbina.

(77) Nota ao RR-WT-000.B – A classe de turbina eólica é definida pela IEC 61400-1, Edição 3.0 - Requisitos de projeto da Comissão Eletrotécnica Internacional. A classe de turbina eólica será determinada pela classificação da turbina.

(78) Nota ao RR-WT-000.C – O backlog de turbinas é definido pela entidade, de acordo com sua divulgação pública existente do backlog de pedidos. O backlog de turbinas exclui quaisquer valores de backlog resultantes de contratos de operação e manutenção ou outros contratos de prestação de serviços.

(79) Nota ao RR-WT-000.D – O backlog de turbinas é definido pela entidade, de acordo com sua divulgação pública existente do backlog de pedidos. O backlog de turbinas exclui quaisquer valores de backlog resultantes de contratos de operação e manutenção ou outros contratos de prestação de serviços.

Eficiência de Materiais

RESUMO DO TÓPICO

O sucesso no longo prazo do setor de Tecnologia Eólica e Desenvolvedores de Projetos depende da produção de energia a um custo comparativamente mais baixo do que outras fontes de energia. As compras de aço e outros materiais são um dos maiores custos das turbinas, e fatores de produção como o aço apresentaram volatilidade de preços no passado. Nos últimos anos, as turbinas eólicas ficaram maiores, tanto em termos de altura da torre como de área varrida pelo rotor, para melhorar a produção de energia e aumentar o potencial de produção de energia eólica em mais áreas. Para conseguir essa expansão de forma econômica, as entidades podem empregar métodos inovadores para aumentar a produção da turbina e, ao mesmo tempo, utilizar materiais de forma mais eficiente. O aumento da produção e da eficiência pode influenciar a competitividade e a participação de mercado das entidades, os custos de produção e os riscos operacionais relacionados com a volatilidade do fornecimento e dos preços das matérias-primas, bem como a capacidade de expansão da entidade.

MÉTRICAS

RR-WT-440b.1 Cinco principais materiais consumidos, por peso

1 Para cada uma das seguintes classes de turbina eólica, a entidade deverá divulgar o peso, em toneladas métricas, dos cinco materiais consumidos em maiores quantidades, por peso, nas turbinas eólicas entregues durante o período de relatório.

2 O escopo da divulgação inclui o peso dos materiais na turbina final entregue, incluindo a nacele, as pás e a torre, e exclui o peso dos materiais consumidos na produção (por exemplo, resíduos), frete, armazenamento e instalação (por exemplo, fundação).

3 Os materiais podem incluir alumínio, fibra de carbono, cobre, fibra de vidro, ferro ou aço.

4 A entidade poderá divulgar o peso dos cinco materiais consumidos em maiores quantidades por classe de turbina eólica.

4.1 As classes de turbina eólica são definidas pela IEC 61400-1, Edição 3.0 - Requisitos de projeto da Comissão Eletrotécnica Internacional:

4.1.1 Turbina Eólica Classe I IEC

4.1.2 Turbina Eólica Classe II IEC

4.1.3 Turbina Eólica Classe III IEC

4.1.4 Turbina Eólica Classe IV IEC

4.1.5 Turbina Eólica Classe S IEC

4.1.6 Características de turbulência

4.1.7 Classe mista (por exemplo, Turbina Eólica Classe I/II IEC)

4.1.8 Onshore

4.1.9 Offshore

5 A entidade poderá divulgar pesos adicionais de materiais que possam representar custos significativos de materiais, riscos da cadeia de abastecimento ou exposição à volatilidade de preços.

RR-WT-440b.2. Massa média do topo por capacidade da turbina, por classe de turbina eólica

1 Para cada uma das seguintes classes de turbina eólica, a entidade deverá divulgar a massa média do topo por capacidade da turbina das turbinas entregues durante o período de relatório, ponderada pelas entregas de turbinas por classe de turbina eólica.

1.1 As classes de turbina eólica são definidas pela IEC 61400-1, Edição 3.0 - Requisitos de projeto da Comissão Eletrotécnica Internacional:

1.1.1 Turbina Eólica Classe I IEC

1.1.2 Turbina Eólica Classe II IEC

1.1.3 Turbina Eólica Classe III IEC

1.1.4 Turbina Eólica Classe IV IEC

1.1.5 Turbina Eólica Classe S IEC

2 A classe de turbina eólica será determinada pela classificação da turbina.

3 A massa média do topo por capacidade da turbina deverá ser calculada como a massa do topo em toneladas métricas dividida pela capacidade da turbina em megawatts (MW).

3.1 O topo deverá incluir a nacele da turbina e o rotor da turbina.

3.2 O topo deverá excluir as pás.

3.3 Capacidade da turbina é a capacidade nominal da turbina, definida como a produção máxima (geração) de uma turbina eólica, em megawatts (MW), também denominada como “capacidade instalada”.

4 A entidade poderá divulgar o desempenho em classes adicionais de turbina eólica, incluindo:

4.1 Características de turbulência

4.2 Classe mista (por exemplo, Turbina Eólica Classe I/II IEC)

4.3 Onshore

4.4 Offshore

RR-WT-440b.3. Descrição da abordagem para otimizar a eficiência dos materiais do projeto de turbinas eólicas

1 A entidade deverá descrever a forma como melhora a eficiência dos materiais das turbinas eólicas, incluindo considerações de projeto e seleção de materiais para otimizar:

1.1 Quantidade de materiais consumidos

1.2 Capacidade e fator de capacidade por materiais consumidos

1.3 Vida útil

2 O escopo da divulgação deverá incluir a seleção de materiais e as modificações no projeto das turbinas eólicas, bem como o software de controle operacional (por exemplo, sistemas SCADA) que podem aumentar a eficiência dos materiais das turbinas eólicas.

2.1 A seleção de materiais pode incluir prioridades na seleção de materiais, ênfase na inovação e desenvolvimento de materiais, avaliações de risco de materiais e objetivos em torno do consumo de materiais.

2.2 As modificações no projeto das turbinas eólicas podem incluir inovação no projeto para reduzir o consumo de materiais por meio da redução do peso das turbinas ou das torres, inovação no projeto para aumentar a capacidade da turbina ou o fator de capacidade relativo ao consumo de materiais, estratégias para reduzir os resíduos criados na fabricação de turbinas e projeto para reduzir os materiais consumido na instalação de turbinas eólicas (por exemplo, fundação).







Megale Mídia Interativa Ltda. CNPJ 02.184.104/0001-29.
©1999-2025 Cosif-e Digital. Todos os direitos reservados.