Ano XXV - 14 de julho de 2024

QR Code - Mobile Link
início   |   cursos
ESTATÍSTICA - DESCRIÇÃO DE DADOS - MÉDIA ARITMÉTICA


CONHECIMENTOS BANCÁRIOS

MATEMÁTICA

NOÇÕES DE ESTATÍSTICA

2. DESCRIÇÃO DE DADOS

2.1. MÉDIA ARITMÉTICA Ou MÉDIA PONDERADA (Revisada em 07-03-2024)

  1. MÉDIA ARITMÉTICA
  2. MÉDIA ARITMÉTICA Ou MÉDIA PONDERADA

Coletânea por Américo G Parada Fº - Contador - Coordenador do COSIFE - ex Auditor do BACEN

2.1.1. MÉDIA ARITMÉTICA

Publicado por BRASIL ESCOLA / UOL. Autor: Autor: SILVA, Marcos Noé Pedro (acessado em 15/08/2021) Nessa mesma página endereçada existem vídeoaulas por PEDRO ÍTALLO e Lista de Exercícios.

A MÉDIA ARITMÉTICA é uma das medidas de centralidade. Ou seja, é o centro-médio das notas obtidas por um aluno durante um período letivo, por exemplo, semestral ou anual. Essa MÉDIA resulta da divisão entre a soma dos (valores e cada um dos) números de uma lista (dividendo), tendo como divisor, a quantidade (a soma) desses números do qual (somatório) será extraída a média aritmética. Essa MÉDIA é calculada usualmente para obtenção das notas finais dos alunos de quaisquer tipos de Escolas, sejam elas de nível elementar, médio ou superior (na versão de Américo G Parada Fº - Contador).

A média aritmética é considerada uma medida de tendência central e é muito utilizada no cotidiano. Surge do resultado da divisão do somatório dos números dados pela quantidade de números somados.

Vamos determinar a média aritmética (Ma) dos números 3, 12, 23, 15, 2.

A soma dos números é o dividendo e a quantidade de números é o divisor.

Ma = (3 + 12 + 23 + 15 + 2) / 5

Ma = 55 / 5

Ma = 11

A média [aritmética] dos números [daquela amostra] é igual a 11.

Esse tipo de cálculo é [também] muito utilizado em campeonatos de futebol, no intuito de determinar:

  1. a MÉDIA de gols da rodada [ou campeonato inteiro]
  2. nas escolas, para o cálculo da MÉDIA FINAL dos alunos
  3. nas pesquisas estatísticas, pois a média dos resultados determina o DIRECIONAMENTO DAS IDEIAS expressas pelas pessoas pesquisadas

2.1.2. MÉDIA ARITMÉTICA OU MÉDIA PONDERADA

Segundo Américo G Parada Fº (contador - auditor), existem muitas outras séries de ocorrências numéricas das quais é possível extrair a MÉDIA ARITMÉTICA ou MÉDIA PONDERADA.

Nas empresas, por exemplo, a média ponderada é utilizada para obtenção do PREÇO MÉDIO ou CUSTO MÉDIO das matérias-primas, das mercadorias e dos produtos fabricados os quais ficam estocados em almoxarifados (ou armazéns gerais). Então, se no decorrer do tempo os preços de mercado forem alterados, os bens estocados são baixados pelo seu PREÇO MÉDIO.

Os ESTOQUES podem ser controlados de forma periódica e de forma contínua. A apuração periódica deve ser registrada no LIVRO DE INVENTÁRIO. A apuração perpétua ou contínua é feita diariamente (antigamente e sistema manual) por meio de sistema de processamento de dados que também já efetua os registro que devem constar dos Livros de Entrada e Saída de Mercadorias que são utilizados para efeito do cálculo do IPI e do ICMS a ser recolhido aos cofres públicos federal (IPI) e aos cofres públicos Estaduais (ICMS).

Nestes casos diz-se que aqueles bens estocados foram avaliados pelos seus respectivos CUSTOS MÉDIOS para efeito do cálculo do CUSTO DAS MERCADORIAS VENDIDAS (CMV) que será apresentado na DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS que podem resultar em LUCROS ou PREJUÍZOS que são levados em conta para o recolhimento do IRPJ - Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas e da CSLL - contribuição social sobre o Lucro Líquido. Dessa Demonstração de Resultados (quando houver lucro) saem os valores a serem distribuídos para sócios ou acionistas.

É preciso deixar claro que os produtos perecíveis, devem ser registrados (contabilizados) em contas diferentes em razão de suas respectivas datas de vencimento. Nestes casos, os primeiros a entrar devem ser os primeiros a sair (Sistema PEPS), não se aplicando o CUSTO MÉDIO.

Ainda, segundo contador AGPF, a RECEITA BRUTA DE VENDAS menos o CMV resulta no Lucro Bruto. O Lucro Líquido obtido, depois da soma algébrica de outras receitas, custos e despesas, que será apresentado na citada DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS. Esse tipo de demonstração está previsto nas NBC - Normas Brasileiras de Contabilidade e também na Lei 6.404/1976 - Lei das Sociedades por Ações (com suas alterações no decorrer do tempo). Segundo o RIR - Regulamento do Imposto de Renda, essas normas devem ser aplicadas por todas as pessoas jurídicas, sejam elas públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos.

Veja exemplos sobre média aritmética no site BRASIL ESCOLA / UOL.







Megale Mídia Interativa Ltda. CNPJ 02.184.104/0001-29.
©1999-2024 Cosif-e Digital. Todos os direitos reservados.