início > textos Ano XX - 17 de junho de 2019



QR - Mobile Link
OS MALEFÍCIOS DE CUBA

OS MALEFÍCIOS DE CUBA

 

São Paulo, 01 de janeiro de 2004 (Revisado em 16-09-2016)

Cartazes nos principais pontos turísticos de Cuba dizem que naquela noite no mundo mais de 500 milhões de crianças vão dormir na rua e que nenhuma delas é cubana. A verdade é dura e crua e serve para alertar sobre a incapacidade do regime capitalista de erradicar a pobreza no mundo.

Sofrendo há décadas de um bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos da América, agravado pela falta de recursos minerais e pela insuficiência de terras cultiváveis, Cuba tem menor índice de mortalidade infantil do que os Estados Unidos, que é considerada a maior potência mundial. Bush reclama do regime ditatorial cubano, mas seu país financiou diversas ditaduras de extrema direita na América do Sul, inclusive no Brasil, e no restante do mundo.

Mesmo assim, tem muita gente mal informada que considera Cuba um dos malefícios do mundo.

O presidente Luis Inácio Lula da Silva visitou Cuba e foi criticado porque não se manifestou, repudiando a manutenção de presos políticos naquele país, os quais são inegavelmente partidários dos interesses norte-americanos. O presidente fez muito bem, visto que o Brasil também não quer ser molestado por estrangeiros em sua política interna.

Por sua vez, o presidente argentino, também manifestou o interesse de seu país em fomentar suas relações comerciais com Cuba, no que foi criticado pelos americanos. Diante dessa critica o mandatário argentino disse que "a Argentina não era um tapete e sim um país independente”.

O sucesso cubano no combate à fome e à miséria tem sido elogiado pelas pessoas sensatas e deve servir de exemplo para todos os países onde essas mazelas existem.

Ao contrário do que acontece no Brasil e em grande parte do mundo capitalista, o povo cubano tem um dos melhores sistemas de saúde, devidamente atestado pela ONU - Organização das Nações Unidas. Além desse premiado sistema de saúde, que lhes permitiu exportar vacinas para o Brasil, Cuba também tem um avançado sistema educacional, tendo erradicado o analfabetismo. O país produz e exporta os melhores charutos e açúcar para vários países, além de ser um possível concorrente brasileiro na produção de álcool. Implantou, ainda, um sistema hoteleiro que atrai turistas de todo o mundo.

Apesar do rígido sistema de trabalho imposto pelo governo, que não permite o desemprego, sobra muito tempo para os cubanos se divertirem nas noitadas regadas ao rum de forma moderada e acompanhadas de boa música ao vivo.

Conclusão: Onde estão os malefícios de Cuba?