CONTABILIDADE DE TRANSPORTES - AS FERROVIAS NO BRASIL
A QUALIDADE E A PRODUTIVIDADE IMPOSTAS PELAS PRIVATIZAÇÕES
São Paulo, 20/06/2010 (Revisado em 22-02-2024)
Coletânea por Américo G Parada Fº - Contador - Coordenador do COSIFe
O SUCATEAMENTO DAS FERROVIAS NO BRASIL
Se o leitor deste texto escrever "ferrovias sucateadas" no site do Google, aparecerão dezenas de importantes matérias sobre o tema.
Veja os principais sites com imagens de materiais ferroviários sucateados:
Assim fazendo, o leitor terá a oportunidade de verificar que o maior índice de perdas na rede ferroviária brasileira está estampado na FEPASA e na RFFSA no território do Estado de São Paulo, que nas últimas duas décadas foi governado por extremistas de direita. E nos outros estados da federação em que está havendo o sucateamento das ferrovias os governantes são direta ou indiretamente ligados aos mesmos partidos políticos.
Agora, diante do caos implantado pelos PRIVATAS não há o que fazer para recuperar as ferrovias abandonadas depois das privatizações promovidas pelo Governo FHC.
Com destino ao maior porto da América Latina (o porto de Santos - SP) existiam duas ferrovias. Uma delas encerrou suas atividades quando Paulo Maluf era governador do Estado de São Paulo. A outra, ainda existente, opera em pequena escala. Para o porto de Santos, mais de 90% da carga vai de caminhão, pagando pedágio nas Rodovias Terceirizadas (administradas por concessão).
VÍDEOS DA TV RECORD - A Privatização e o Sucateamento das Ferrovias Brasileiras.
Parte 1 - Ferrovias
Parte 2 - Ferrovias
Parte 3 - Ferrovias
Parte 4 - Ferrovias
JORNAL DA RECORD - 11/11/2009
Polícia descobre que 80km de trilhos de uma estrada de ferro foram roubados
A ferrovia que liga Ribeirão Preto (SP) à Itaú (MG), está desaparecendo.
Metade dos trilhos da estrada já foram roubados.
O material roubado é negociado por donos de madeireiras e ferros velhos.
PRÓXIMO TEXTO: POLÍCIA FEDERAL ESTÁ INVESTIGANDO CRIMES DA ALL NA REDE FERROVIÁRIA FEDERAL