início > contabilidade Ano XX - 18 de abril de 2019



QR - Mobile Link
EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS

CONTABILIDADE DAS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS

INTRODUÇÃO

Existem vários tipos de empresas prestadoras de serviços. As tradicionais são aquelas lojas de bairros em que são consertados aparelhos eletrodomésticos, veículos automotores, entre outros serviços prestados ao público em geral.

Porém, o setor ficou mais importante depois que o Presidente Collor de Melo resolveu terceirizar os serviços nas repartições públicas federais. Logo em seguida as empresas estatais, de economia mista e as privadas resolveram aderir ao sistema de contratação de mão-de-obra especializada fornecida por empresas terceirizadas de serviços prestados.

Depois das privatizações das empresas estatais a terceirização dos serviços tomou novo impulso, resultando em demissões e na redução de salários. Veja o texto denominado Privatização e Terceirização Prejudicam a Classe Média.

Após sancionada a Lei de Responsabilidade Fiscal, a terceirização dos serviços passou a ser uma saída para que não fosse excedida a limitação de gastos com servidores públicos, aí incluídos não só os federais como também os estaduais e municipais.

Nos textos sugeridos para leitura, estão alguns fatos importantes sobre a terceirização dos serviços.

AS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS E SUAS GRANDEZAS

No caso da contabilidade das empresas de prestação de serviços temos várias grandezas de empresas. São elas:

  • Microempresas
  • Empresas de Pequeno Porte
  • Empresas de Médio Porte
  • Empresas de Grande Porte

Veja mais informações importantes sobre as grandezas das empresas, aplicáveis às empresas prestadoras de serviços, em Aspectos Tributários das empresas comerciais e mercantis.


(...)

Quer ver mais! Assine o Cosif Eletrônico.