NBC - NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE
NBC-T - NORMAS TÉCNICAS
NBC-TA - NORMAS TÉCNICAS DE AUDITORIA INDEPENDENTE
NBC-TA-315 - IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DOS RISCOS DE DISTORÇÃO RELEVANTE
NBC-TA-315 - PARTE 2 - APLICAÇÃO E OUTROS MATERIAIS EXPLICATIVOS - item A1 - A241
PARTE 2C: Obtenção de entendimento da entidade, do seu ambiente, da estrutura de relatório financeiro aplicável e do seu sistema de controles internos (ver item de 19 a 27) - item A48 - A183
Os apêndices de 1 a 6 descrevem considerações adicionais relacionadas com a obtenção de entendimento da entidade e do seu ambiente, da estrutura de relatório financeiro aplicável e do seu sistema de controles internos.
Coletânea por Américo G Parada Fº - Contador - Coordenador do COSIFE
Obtenção do entendimento requerido (ver itens de 19 a 27) - item A48 - A49
A48. A obtenção de entendimento da entidade e do seu ambiente, da estrutura de relatório financeiro aplicável e do seu sistema de controles internos é um processo dinâmico e interativo de coleta, atualização e análise de informações e ele continua durante toda a auditoria. Portanto, as expectativas do auditor podem mudar à medida que novas informações forem obtidas.
A49. O entendimento do auditor da entidade e do seu ambiente e da estrutura de relatório financeiro aplicável também pode auxiliá-lo a desenvolver expectativas iniciais sobre as classes de transações, saldos contábeis e divulgações que podem ser classes de transações, saldos contábeis e divulgações significativas. Essas classes de transações, saldos contábeis e divulgações formam a base para o escopo do entendimento do auditor do sistema de informações da entidade.
Por que o entendimento da entidade, do seu ambiente e da estrutura de relatório financeiro aplicável é necessário (ver itens 19 e 20) - item A50 - A51
A50. O entendimento do auditor da entidade e do seu ambiente, e da estrutura de relatório financeiro aplicável, auxilia o auditor a entender aos eventos e às condições que são relevantes para a entidade, e a identificar o modo como os fatores de risco inerentes afetam a susceptibilidade das afirmações à distorção na preparação das demonstrações contábeis de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável e o grau em que isso ocorre. Essas informações estabelecem uma estrutura de referência na qual o auditor identifica e avalia os riscos de distorção relevante. Essa estrutura de referência também auxilia o auditor a planejar a auditoria e a exercer o julgamento e o ceticismo profissional durante toda a auditoria, por exemplo, ao:
A51. O entendimento do auditor da entidade e do seu ambiente, e da estrutura de relatório financeiro aplicável, também informa o modo como o auditor planeja e realiza os procedimentos adicionais de auditoria, por exemplo, ao:
Escalabilidade - item A52 - A55
A52. A natureza e a extensão do entendimento necessário é um assunto do julgamento profissional do auditor e varia de entidade para entidade com base na natureza e nas circunstâncias da entidade, incluindo:
A53. Os procedimentos de avaliação de riscos do auditor para obter o entendimento necessário podem ser menos extensos em auditorias de entidades menos complexas e mais extensos para entidades mais complexas. Espera-se que a profundidade do entendimento que é exigido do auditor seja menor do que aquela da administração na gestão da entidade.
A54. Algumas estruturas de relatório financeiro aplicável permitem que entidades menores forneçam divulgações mais simples e menos detalhadas nas demonstrações contábeis. Entretanto, isso não desobriga o auditor da responsabilidade de obter entendimento da entidade e do seu ambiente e da estrutura de relatório financeiro aplicável na medida em que ele se aplica à entidade.
A55. O uso de TI por parte da entidade e a natureza e a extensão das mudanças no ambiente de TI também podem afetar as habilidades especializadas que são necessárias para auxiliar na obtenção do entendimento necessário.