BLINDAGEM FISCAL E PATRIMONIAL - ARTIFÍCIOS UTILIZADOS POR SONEGADORES
4 - CRIMES EMPRESARIAIS, DE SERVIDORES PÚBLICOS E DE PROFISSIONAIS DO MERCADO
4.1 - EXEMPLOS PRÁTICOS DE CRIMES EMPRESARIAIS (Revisada em 10-03-2024)
4.1.3 - Participações Societárias
4.1.3.1 - Venda de Controle Acionário a Estrangeiros
Nesses casos formam-se participações em cascata tão complexas (intrincadas) que podem impedir que sejam descobertas as eventuais participações recíprocas. A estrutura organizacional das chamadas de multinacionais é mais ou menos assim. Por isso transferiram suas sede para paraísos fiscais cartoriais.
Disso resultou a falência econômica (bancarrota) de seus países de origem por falta de arrecadação tributária e por falta de exportações porque as multinacionais transferiram suas fábricas para paraísos fiscais industriais.
Por sua vez, muitas empresas familiares foram vendidas a essas multinacionais, porque o patriarca sofria duas ameaças básicas. A falência depois de sua morte por culpa dos familiares e a multinacional dizendo que, se não vendesse, iria aniquilar suas operações.
Assim, as empresas familiares foram vendidas e os herdeiros ficaram com as ações de participação societária na holding offshore do conglomerado, vivendo de juros ou dividendos que podem ser recebidos no exterior, em qualquer parte do mundo globalizado.