início > cursos Ano XX - 24 de agosto de 2019



QR - Mobile Link
AS INFLUÊNCIAS DOS ESTADOS BENEFICIADOS POR INCENTIVOS FISCAIS SOBRE OS NÃO INCENTIVADOS

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

As Influências Dos Estados Beneficiados Por Incentivos Fiscais Sobre Os Não Incentivados

Dezoito Estados da Federação gozam de incentivos fiscais, angariando recursos, enquanto que os outros oito Estados fornecem esses recursos, tornando elevada a carga tributária dos que pagam.

Contrapondo-se a essa situação, os dezoito Estados beneficiados pelos incentivos fiscais e pelas isenções de impostos, detêm dois terços das cadeiras do Congresso Nacional, enquanto que os demais, que são as molas mestras da economia nacional, têm apenas o terço restante do plenário.

Ou seja, os Estados com incentivos fiscais gozam além do poder político também o poder econômico, o que lhes deixa em situação privilegiada em relação aos demais. Não há a menor oportunidade de mudança dessa situação sem a condescendência ou a complacência dos deputados e senadores do norte-nordeste.

É o único caso no mundo em que a união dos economicamente mais fracos (mais pobres) se sobrepõe à soma dos mais fortes (mais ricos). É como ver o Terceiro Mundo mandando no Primeiro Mundo. É como ver a América Latina e a África ditando regras para os Estados Unidos e para a Europa. Seria como, na ONU, tirar o poder de veto dos Estados Unidos, da Rússia, da China, da Inglaterra e da França, substituindo-os pelo Brasil e por outros países da África e da América Latina.


(...)

Quer ver mais! Assine o Cosif Eletrônico.