início > contabilidade Ano XX - 27 de junho de 2019



QR - Mobile Link
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

CONTABILIDADE SOCIAL

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

Estudo e Aplicação prática do Direito Social - Trabalhista, Previdenciário, Ambiental - Direitos Constitucionais ao trabalho e do trabalhador - Recursos Humanos -RH

MENSAGENS RECEBIDAS (Revisado em 27-10-2018)

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

Em 25/08/2010 usuária do Cosife escreveu:

Qual dessas áreas da Contabilidade abrange o setor de Recursos Humanos (RH) de uma empresa?

  1. Contabilidade Geral
  2. Contabilidade Gerencial
  3. Contabilidade Financeira
  4. Contabilidade de Custos
  5. Sistema Fiscal e Tributário
  6. Sistema de Informações Gerenciais

Resposta do COSIFE

Por Américo G Parada Fº - Contador  - Coordenador do COSIFe

Nas opções que o usuário do COSIFe colocou seria Contabilidade Gerencial, tendo como subtítulo Sistemas de Informações Gerenciais sobre Recursos Humanos - RH.

No site do Cosife a Administração dos Recursos Humanos está em Contabilidade Social tendo em vista que na Constituição Federal de 1988 as relações de trabalho ou os Direitos dos Trabalhadores são denominados como Direitos Sociais, incluindo a CLT - Consolidação das Leis do Trabalho.

O Direito Social, em advogacia, estuda principalmente a legislação trabalhista e previdenciária e ainda abrangeria o chamado Balanço Social levantado pelos contabilistas e fiscalizadores dos Direitos Humanos.

Os Direitos Sociais são especialmente fiscalizados pelo Ministério do Trabalho e do Emprego e pelos Sindicatos de Trabalhadores com o intuito principal de evitar implantação de regimes de escravidão por empresários inescrupulosos.

Veja em Legislação Trabalhista e Legislação Previdenciária

As relações entre patrões e empregados também são estudadas por Sociólogos, Psiquiatras, Psicólogos, Profissionais da Saúde, Assistentes Sociais, Antropólogos, técnicos na Prevenção de Acidentes no Trabalho entre outros profissionais especializados na manutenção da integridade física e mental do trabalhador.

A sua questão foi interessante porque fez o coordenador do COSIFE raciocinar sobre outras especializações ou ramificações do Direito Social que não foram mencionadas em Contabilidade Social. Além das citadas devem ser colocados também o Balanço Social e as Informações de Natureza Ambiental identificadas na NBC-T-15 aprovada pela Resolução CFC 1.003/2004.

Observe que no Organograma a seguir o Diretor de Administração e o Departamento de Pessoal ou de Recursos Humanos está no centro da hierarquia empresarial. O Departamento do Pessoal, sob o comando do Diretor de Administração, está diretamente ligado ao pessoal lotado nos setores de Produção, Estoque (Almoxarifado), Escritório, Compras, Vendas e Distribuição.


(...)

Quer ver mais! Assine o Cosif Eletrônico.