início > contabilidade Ano XX - 26 de agosto de 2019



QR - Mobile Link
CONTABILIDADE INTERNACIONAL VERSUS NBC

CONTABILIDADE INTERNACIONAL

Comparativo entre Princípios Fundamentais de Contabilidade (GAAP)

Estrutura Internacionais Brasileiros Diferenças
Entidade O patrimônio da empresa não se confunde com o patrimônio dos sócios. Idem. No Brasil há a administração do patrimônio de terceiros, que pode ser contabilizado em Contas de Compensação. Têm o mesmo significado.
Continuidade A continuidade ou não da empresa deve ser levada em conta na classificação e avaliação das mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas. Idem Têm o mesmo significado
Custo histórico como base de valor Os ativos são registrados pelo preço pago para adquiri-los ou fabricá-los. Idem Este princípio também existe no Brasil como “Registro pelo Valor Original”
Realização da Receita A receita se realiza com a transferência da posse e a aceitação do bem, mediante pagamento. Idem No Brasil está incluído no Princípio da Competência
Confrontação da Competência Confrontar a despesa e receita quando elas ocorrem. Receitas e despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que foram geradas, independentemente do pagamento. Têm o mesmo significado
Denominador Monetário Comum Utilização da mesma unidade monetária para relatar o valor, como um padrão uniforme de mensuração. - No Brasil essa obrigação consta na legislação sobre escrituração contábil.
Objetividade Mensurações impessoais e baseadas em documentação suporte. - No Brasil as regras sobre a documentação hábil constam da legislação.
Prudência com conservadorismo Os ativos devem ser registrados pelo valor de custo ou de mercado; dos dois o menor Adoção do menor valor para os componentes do ativo e maior valor para os componentes do passivo Têm, basicamente, o mesmo significado
Materialidade e Relevância Avaliar a influência e materialidade da informação, de acordo com a relação custo-benefício   No Brasil consta nas normas de auditoria baixadas pelo CFC.
Oportunidade - As variações patrimoniais devem ser registradas imediatamente e de forma integral. Conta somente nos Princípios Brasileiros.
Registro pelo valor original - As variações do Patrimônio Líquido devem ser registradas pelos valores originais das transações com o mundo exterior, expressos em valor presente e na moeda brasileira. Semelhante ao Internacional do “Custo Histórico como base de valor”, porém lá se fala em Ativo e aqui, fala-se em variações do Patrimônio Líquido.
Atualização Monetária - Atualização monetária proveniente de alteração do poder aquisitivo da moeda nacional (inflação). Não mencionado no internacional. A legislação brasileira menciona a Reavaliação de Ativos a mercado, porque a atualização com base na inflação foi extinta em 1995.

(...)

Quer ver mais! Assine o Cosif Eletrônico.