início > contabilidade Ano XXI - 19 de outubro de 2019



QR - Mobile Link
CONTABILIDADE FINANCEIRA

CONTABILIDADE FINANCEIRA

GESTÃO FINANCEIRA = GERENCIAMENTO FINANCEIRO = FLUXO DE CAIXA

PERGUNTAS E RESPOSTAS (Revisada em 30-10-2018)

USUÁRIO DO SITE PERGUNTA em 02/07/2006:

Gostaria de saber por que em determinados cursos a contabilidade financeira é obrigatória, enquanto que a contabilidade de custos é facultativa?

Será que elas não possuem o mesmo objetivo que é o de prestar informações aos gestores das empresas a respeito do que precisam fazer para preservar a saúde das mesmas?

RESPOSTA DO COSIFE em 03/07/2006:

Normalmente nos cursos universitários de Ciências Contábeis não existe a chamada Contabilidade Financeira e nem a chamada de Contabilidade Gerencial porque elas já estão contidas na Contabilidade Geral e em suas ramificações: Contabilidade Mercantil, Contabilidade Bancária, Contabilidade de Seguros, Contabilidade de Transportes, etc...

Mas, nesses cursos universitários sempre existe a Contabilidade de Custos, que é específica para cada um dos modelos operacionais mencionados, incluindo outros não mencionados. Atualmente há grande procura de profissionais de contabilidade de custos para segmentos operacionais que antes não as utilizavam, como, por exemplo, na Contabilidade Hospitalar.

Diante do aumento da concorrência entre as empresas, principalmente em preços ao consumidor, a Contabilidade de Custos se tornou essencialmente importante. Hoje em dia é de suma importância que os administradores da produção saibam exatamente o custo dos bens de consumo produzidos, para fixação dos preços de venda, porque a grande concorrência não permite a obtenção de largas margens de lucro, salvo se a empresa for monopolizadora como acontece com as de energia elétrica e de outros tipos de empresas privatizadas no Brasil.

Como pode ser lido no texto acima, a Contabilidade Financeira se resume em dar informações ao tesoureiro, gerente ou diretor financeiro das entidades de modo geral, por intermédio de Fluxo de Caixa diariamente atualizado.

Outrora esse Fluxo de Caixa era obtido por intermédio de dados extracontábeis. Agora o Fluxo de Caixa pode ser obtido através da contabilidade, porque os empresários já contam com sofisticados sistemas de processamento eletrônico de dados que permitem a confecção da contabilidade de forma integrada e em tempo real. Ou seja, atualmente são conseguidos balancetes ao final de cada dia, dos quais são extraídos os saldos iniciais do Fluxo de Caixa do dia seguinte.

E o Fluxo de Caixa ainda pode conter toda a movimentação relativa aos dias seguintes, por semana, por quinzena, por meses e até por anos se também forem consideradas as contas a receber e a pagar de longo prazo.


(...)

Quer ver mais! Assine o Cosif Eletrônico.