A ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL E SEUS DOCUMENTOS HÁBEIS
COMPROVANTES DE ESCRITURAÇÃO - DOCUMENTAÇÃO HÁBIL
São Paulo, 18/07/2012 (Revisado em 20-02-2024)
NBC - NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE SOBRE DOCUMENTOS HÁBEIS
Por Américo G Parada Fº - Contador - Coordenador do COSIFe
No site do COSIFe estão publicados diversos textos baseados na legislação e nas normas vigentes que versam sobre a documentação hábil que serve como comprovação dos lançamentos efetuados nos Livros e Registros Contábeis (Livros Comerciais e Fiscais).
Por sua vez, o CFC - Conselho Federal de Contabilidade aprovou a ITG-2000 que se refere à Escrituração Contábil, apresentando a versão teórica sobre a documentação contábil hábil, em que se lê:
É óbvio que a definição dada ao termo Documentação Hábil pela antiga Resolução CFC 597/1985, repetida pela Resolução CFC 1.330/2011, é meramente teórica, enquanto os contabilistas e demais interessados gostariam de ter informações práticas.
Diante dessa necessidade, os atuais Pronunciamentos do CPC - Comitê de Pronunciamentos Contábeis apresentam exemplos práticos da aplicação dos atos normativos relativos à convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade às Normas Internacionais.
Entretanto, em complementação às normas contábeis vigentes, devemos buscar informações na legislação, também vigente, sobre a documentação hábil admitida no Brasil.
PRÓXIMO TEXTO: LEGISLAÇÃO SOBRE DOCUMENTAÇÃO HÁBIL