início > contabilidade Ano XVIII - 26 de abril de 2017



QR - Mobile Link
MNI - MANUAL DE NORMAS E INSTRUÇÕES

MNI - MANUAL DE NORMAS E INSTRUÇÕES
MANUAL ALTERNATIVO ELABORADO PELO COSIFE (Revisada em 28-09-2016)

O MNI foi extinto, conforme estabeleceu a Resolução CMN 4.187/2013. Na tentativa de contornar esse vácuo deixado pelos dirigentes do BACEN, na versão do MNI aqui publicada foram colocados os endereçamentos para todas as normas expedidas, visto que por meio desses "links" o usuário do COSIFE pode encontrar o normativo atualmente em vigor, relativo ao índice acima, com desdobramentos em outras páginas.

Veja também:

Por Américo G Parada Fº - Contador - Coordenador do COSIFE

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

Veja ainda o sistema de busca de normas elaborado pelo próprio site do COSIFE que contém os normativos por ano de expedição e por ordem numérica, a partir dos seguintes endereços:

Por intermédio do INSTRUMENTO DE BUSCA DO COSIFE (situado na parte mais alta de todas as páginas, à direita) o usuário tem a opção de encontrar as normas pelo assunto principal constante da ementa colocada pelo BACEN. Outra opção seria a de colocar as siglas CMN ou BCB e depois delas o número do normativo com o milhar separado por um ponto (exemplo CMN 1.555 ou BCB 1.555). Colocando somente o número (exemplo: 1.555), aparecerão todos os demais normativos (e toda a legislação) cadastrados no site com essa mesma numeração.

É necessário salientar que existem outros manuais expedidos pelo BACEN. Veja as normas da CVM - Comissão de Valores Mobiliários e a Legislação Brasileira.