Ano XVII - São Paulo, 28 de maio de 2016
Entrar  
Esqueceu sua senha?
início :: contabilidade
QR - Mobile Link
CONTABILIDADE GERAL, BÁSICA OU INTRODUTÓRIA

   
Por favor, autenticar os dados do assinante

e-mail do usuário


senha

lembrar de mim.




Esqueceu sua senha?

informe seu e-mail






novo usuário?



e mais:
conheça nossa política de privacidade
conheça a licença para o usuário
Prezado usuário,

Devido a nossa grande audiência de brasileiros e usuários de outros países, temos quase 1.000.000 de acessos mensais! E recebemos pouco mais de 600 contatos diários por e-mail.

Portanto, no mês de julho de 2015, realizamos a migração para um novo "datacenter". Hoje, já estamos totalmente instalados e nossa estabilidade garantida para suportar tamanha visitação.

Ocorre que, desde 1997, garantimos o acesso gratuito ao público disponibilizando o maior número de informações reunidas sobre contabilidade em um só portal, contudo, tornou-se difícil o financiamento de toda esta audiência com recursos obtidos apenas pelos nossos anunciantes através do Google AdSense em nossas páginas.

Então, neste ano, decidimos iniciar as vendas das assinaturas para o acesso ao conteúdo exclusivo a ser disponibilzado aos profissionais e, também, garantir maior qualidade da informação e serviços.

Nossos estudos priorizaram o menor custo objetivando o melhor preço do mercado. Por fim, iniciamos o processo de cadastro dos nossos assinantes.

Agradecemos a sua compreensão com esta mudança e, desde já, esperamos tê-lo conosco.

Equipe do Cosif Eletrônico

CONTABILIDADE BÁSICA OU INTRODUTÓRIA

PRELIMINARES (Revisada em 08-11-2015)

Diversos usuários do COSIFE têm perguntado se de fato existe Contabilidade Gerencial, Financeira, Societária, Fiscal e Tributária.

Por isso, no site estão publicados, além deste módulo sobre a Contabilidade Introdutória ou Básica, outros que possam evidenciar as principais características da Contabilidade Gerencial, Financeira, Societária, Fiscal e Tributárias, Intermediária, Avançada, entre outras com finalidade específica. E ainda estão publicados vários tópicos sobre as especializações da contabilidade em relação à atividade operacional ou objeto social das entidades com ou sem fins lucrativos.

As Contabilidades Básica ou Introdutória, Intermediária e Avançada seriam os diversos estágios de aprendizado da contabilidade segundo as dificuldades ou complexidades que serão encontradas.

Neste tópico sobre Contabilidade Introdutória estão:

a) - uma breve história da contabilidade desde os tempos mais remotos até a publicação do Frei Luca Paccioli que introduziu o método das partidas dobradas;

b) - a legislação profissional, incluindo o Código de Ética do Contabilista;

c) - os Princípios de Contabilidade;

d) - as NBC - Normas Brasileiras de Contabilidade (Técnicas e Profissionais) convergidas às Normas Internacionais, incluindo Interpretações e Comunicados:

e) - a legislação básica sobre escrituração contábil e toda a demais legislação pertinente à contabilidade;

f) - um plano de contas padronizado (PADRON) que pode ser utilizado por qualquer tipo de entidade independentemente de seu objeto social, as áreas de atuação dos contabilistas e textos correlacionados. Elaborado pelo coordenador deste COSIFE com adaptação às NBC, à Lei das Sociedades por Ações (Contabilidade Societária), ao SPED - Sistema Público de Escrituração Digital (Contabilidade Digital), ao RIR - Regulamento do Imposto de Renda (Contabilidade Fiscal e Tributária).

No que refere às demais denominações que causam dúvidas, podemos dizer que as Contabilidades Gerencial, Financeira, Societária, Fiscal e Tributária em tese não existem.

A Contabilidade Geral aplicada aos diversos tipos de atividades empresariais já oferece todos os subsídios para tais finalidades. Portanto, as citadas contabilidades são meros jargões publicitários para chamar a atenção de pessoas de outras formações de nível superior para o estudo, por exemplo, da legislação tributária e societária aplicada às atividades empresariais.

Em Contabilidade Gerencial e Financeira discorre-se sobre como o administrador das entidades juridicamente constituídas poderia optar pela alavancagem financeira e operacional como forma de incrementar o crescimento ou progresso empresarial. Mas, é óbvio que tais decisões podem ser tomadas com base Contabilidade Geral e de Custos e também com base em dados estatísticos e mercadológicos.

Veja ainda:


(...)

Quer ver mais! Assine o Cosif Eletrônico.


 

Atendimento
Central do Assinante
Licença de Uso
Política de Privacidade
Suporte ao Usuário
Busca Avançada
Central de Ajuda - FAQ
Sumário do Portal
Comercial
Assine Já
Anuncie Aqui
Estatísticas
Institucional
Coordenação
Editoração
Expediente - Contato
facebook.com google.com twitter.com youtube.com rss antispam.br
©1997-2016   Megale Mídia Interativa.   Todos os direitos reservados para Américo Garcia Parada Filho