início > contabilidade Ano XVIII - 26 de março de 2017
QR - Mobile Link
PASSIVO CIRCULANTE

PADRON - PLANO DE CONTAS PADRÃO
FUNÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS CONTAS
3.000. PASSIVO
3.400. PASSIVO CIRCULANTE

3.410. FORNECEDORES

(Revisado em 18/02/2011)

CONCEITUAÇÃO

Os valores a serem contabilizados em Fornecedores são os relativos a compras efetuadas a prazo, ou seja, para pagamento futuro.

Todas as compras devem ser contabilizadas pelo regime de competência para que as eventuais despesas sejam dedutíveis para efeito do cálculo do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.

As obrigações e encargos, conhecidos ou calculáveis, quando sujeitos a variações monetárias, são computados pelo valor atualizado até a data da avaliação.

Os passivos contingentes decorrentes de obrigações com fornecedores de pleitos administrativos e judiciais, serão aprovisionados pelo seu valor estimado e contabilizados na conta de PROVISÕES PARA CONTINGÊNCIAS.

As obrigações em moeda estrangeira são convertidas ao valor da moeda corrente nacional, a taxa de cambio da data da avaliação.

Segundo o Plano de Contas Referencial da Receita Federal (SPED), o grupamento relativo às OBRIGAÇÕES DE CURTO PRAZO deve ter obrigatoriamente as seguintes contas básicas a partir de 01/01/2009:

  • Fornecedores

CONCILIAÇÃO

O saldo das contas deve conciliado mensalmente por ocasião do levantamento dos balancetes e balanços ou em períodos menores. Eventuais diferenças devem ser circularizadas até a regularização das pendências devidamente documentadas, quanto então se fará o lançamento de acerto dos saldos.

LEGISLAÇÃO E NORMAS REGULAMENTARES


(...)

Quer ver mais! Assine o Cosif Eletrônico.