início > textos Ano XVIII - 26 de abril de 2017



QR - Mobile Link
CONTABILIDADE ELEITORAL - ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2016

CONTABILIDADE ELEITORAL - ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2016

NOTÍCIA DO SITE DO CFC

São Paulo 20/06/2016 (Revisada em 16-09-2016)

O CFC - Conselho Federal de Contabilidade, em texto redigido por Fabrício Santos, noticiou em 16/06/2016 o lançamento do livro Contabilidade Eleitoral - Aspectos Contábeis e Jurídicos das Prestações de Contas Eleitorais de 2016, em que, além do texto dividido em quatro partes, estão os seus autores e a bibliografia utilizada.

O lançamento do livro aconteceu durante a abertura do Seminário Nacional de Qualificação de Multiplicadores, ocorrido na sede do CFC, em Brasilia (DF) e está disponível gratuitamente somente na versão digital. Apresenta orientações aos profissionais da contabilidade e aos candidatos ao voto popular nas Eleições Municipais de 2016.

O CFC informa ainda que concorrerão aos cargos  eletivos aproximadamente 600 mil candidatos para cargos nos Poderes Legislativo e Executivo (Vereadores e Prefeitos) nas 5.570 cidades brasileiras.

O livro contém explanação prática sobre o contido na Lei 9.504/1997 e na Lei 13.165/2015. Também comenta as exigências do Tribunal Eleitoral para que não fiquem dúvidas quanto as prestações de contas, de modo que não sejam desaprovadas.

É interessante observar que (para os burocratas) é mais importante a forma de apresentação e os prazos estabelecidos do que propriamente o conteúdo. Mas, deve ser prestada a máxima atenção também no conteúdo.

As mencionadas partes do livro são:

O coordenador deste COSIFE aproveitou o lançamento do Livro eletrônico editado pelo CFC para atualizar a página aqui destinada à Contabilidade dos Partidos Políticos e também enxergou a necessidade alguns aditamentos ao conteúdo do referido Livro.

Ao conteúdo do livro Contabilidade Eleitoral, além de endereçamentos (links) e comentários, foram adicionados os seguintes tópicos: